A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Postado por Aqipossa Informativo

13 de Dezembro - O Natal antecipado da FlaPress


A seção Raio-x da Questão cede lugar mais uma vez pára...

...A Tomografia da Questão. É que o assunto é mais grave que o de costume. E só uma tomografia poderá esclarecer alguns fatos.

O dia 13 de Dezembro, é um dia especial na vida da FlaPress. Foi nesse dia que a FlaPress se empolgou pela primeira vez, além do normal. E não foi apenas uma vez não. A data é como se fosse o Natal antecipado de Galvão Bueno, Renato Maurício Prado, Roberto Marinho e Cia.

Pra início de conversa, faz hoje, 30 anos que o Flamengo ganhou o maior título amistoso de sua historia. A Copa Européia Sulamericana. Para alguns, também chamada erroneamente de Copa Intercontinental. Sim, é errado achar que a Copa Toyota que o Flamengo venceu era a Copa Intercontinental. Vamos aos dados:

De 1960 até justamente 1980, foram 19 torneios chamados de Copa Intercontinental. Não erre nas contas, amigo. De 1960 à 1980, deveriam ter sido 21 torneios, claro, mas como já era um torneio muito desvalorizado, que não valia de nada, pois a FIFA não os reconhecia, muitos clubes campeões europeus passaram a vez aos vices. O Atlético de Madrid em 1974 foi um dos vices que acabaram campeões. Ou seja, o real campeão europeu não disputou e sim, o vice. Apenas os sulamericanos, de olho grande em migalhas, davam importância ao torneio.

Acoisa já não andava bem e em 1975 os disputantes não jogaram pois não se acertaram com as datas: Bayern de Munique e Independiente e em 1978 novamente por falta de datas disponíveis, Boca Junior e Liverpool não disputaram a Copa Intercontinental. O Liverpool dava tanta importância à esse amistoso que nem sequer fez questão de jogar em 78.
Justamente quando tudo parecia que ia acabar, a Toyota passou a patrocinar o torneio. Mas o torneio em si, já tinha acabado. Não existia mais. Foi na última vez disputado em 1980. Até então, a Copa Intercontinental era disputada em 2 jogos. Um em cada país. Era mais justo. Como a Toyota resolveu patrocinar esses jogos amistosos, ela preferia que os jogos fossem todos no Japão, um local neutro, mas o mais próximo de sua cidade natal. Tirou todo o brilho da competição. Antes disputado próximo de seus torcedores, agora era jogado longe, com apenas uma única e injusta partida e não mais duas, apenas para vender carros da marca japonesa. Os carros eram o Toyota Corona. Claro que o retorno financeiro nesse único jogo anual, era tanto quanto o ano todo no campeonato japonês de futebol.

Mas havia um problema. O nome não poderia mais ser Intercontinental. Não era mais organizado pelas Conmebol e UEFA. A Toyota apenas usava os campeões dessas federações, para não ter que convidar os clubes. A partida era organizada sob os cuidados da Federação Japonesa de Futebol, como cita o site oficial da UEFA. (http://pt.uefa.com/uefa/aboutuefa/news/newsid=1587395.html)

Passou a se chamar Copa Europeia Sulamericana. Em inglês, o original European South American Cup. Ou simplesmente Copa Toyota. Um amistoso de todo o modo, nada mais. Vejam o que falava João Saldanha antes da final de 1976 entre Cruzeiro e Bayern:


Como podemos ver, Saldanha afirmava isso ANTES mesmo da Copa Intercontinetal se transformar em Copa Européia Sulamericana. Notem que ele não a chama de Copa Toyota, porque ela só passaria a se chamar assim, após a FIFA definitivamente desistir desses amistosos. E isso só aconteceria em 1981.

Vejam que "tais amistosos" citado por Saldanha, está entre aspas. Sabe porque? Porque se refere à uma citação da FIFA. Ela mesma chamava esses jogos de amistosos.

Voltando à Saldanha, notem também a data do Jornal do Brasil. 21/11/1976. Essa data é um dia antes do primeiro jogo entre Cruzeiro e Bayern. Vitória do Bayern por 2x0 na Alemanha. O segundo jogo foi em 21 de Dezembro no Mineirão e terminou 0x0. Bayern Campeão. Saldanha explicou que esse torneio era amistoso antes de saber quem seria o Campeão.

Mas isso era a Intercontinental. O que tem a ver a FlaPress com isso? Simples Em 13 de Dezembro de 1981, o Flamengo venceria de forma facilitada pelo goleiro Bruce Grobbelaar, o Liverpool, time da Inglaterra. Com essa vitória no Japão, Zico ganhou um Toyota Corona e uma taça de Campeão do Torneio amistoso mais importante da história da Gávea. Alías, mesmo sendo apenas um amistoso, esse é o mais importante dentre todos de lá.

Vejam o banner da chamada para o jogo entre Liverpool e Flamengo:


Se alguém aí estiver lendo em algum lugar "Mundial", "Interclubes" ou "FIFA", favor me mostrar, pois não consigo ler nada além de "EUROPEAN/SOUTH AMERICAN CUP".

Por hoje é só, pessoal. Talvez amanhã mesmo, o AQIP vai explicar porque 13 de Dezembro é duplamente reverenciado pela FlaPress. Há ainda mais um acontecimento nessa data. Algo que é tão mentiroso quanto "mundial de clubes".

PS. Vamos aguardar a visita de Shampoos, Fredericos, Munizes, Gustavos Serras, etc... etc... etc...

Divulgue esse artigo


Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo