A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quinta-feira, 28 de maio de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

Livro Jogo do Senta - A Verdadeira Origem do Chororô

Jogo do Senta - A Verdadeira Origem do Chororô - Paulo Cezar Guimarães - Livros de Futebol - 164 Páginas - Assunto: História - Ano 2014 - ISBN: 9788565193108


Sinopse do livro:

Num 10 de setembro, no pequeno e simpático estádio de General Severiano, em jogo pelo segundo turno do Campeonato Carioca de 1944, o Botafogo marcava – através de Geninho – seu quinto gol num clássico contra o Flamengo. Este, alegando que a bola não teria entrado, sentou no gramado para protestar e pressionar o obeso árbitro Aristides "Mossoró" Figueira para anular o gol. Sem sucesso. O jogo entrou para a História e o folclore do futebol carioca.

O jornalista e professor de jornalismo Paulo Cezar Guimarães – o PC Guima – reconhecido gozador das relações entre as torcidas do Botafogo e do Flamengo, encarou o desafio de produzir um livro sério sobre um caso jocoso, o canto da torcida do Botafogo – Senta, para não apanhar de mais – ecoando há 70 anos, Garrincha para um lado, Zico para outro, o chororô do Botafogo em 2008, a cavadinha do Loco Abreu no título carioca do Botafogo em 2010... enfim uma rivalidade que atravessa os tempos e permeia as relações entre as torcidas.

Para escrever Jogo do Senta: a verdadeira origem do chororô, Paulo Cezar Guimarães, mergulhou em jornais da época, entrevistou os dois lados, (como convém a um bom jornalista) recuperou imagens e manchetes, descobriu até quatro “velhinhos” que presenciaram a partida e confirmaram: a bola entrou e o time do Flamengo sentou.

O prefácio é do eminente jornalista Botafoguense Roberto Porto, comentando a rivalidade que atravessa gerações. Para ouvir o “outro lado”, o posfácio é do escritor rubro-negro Marcos Eduardo Neves, biógrafo de Heleno de Freitas, que devolve a gozação, mas elogia a preservação da memória. E o radialista e humorista Maurício Menezes, criador do Plantão de Notícias, escreveu uma orelha engraçadíssima. Um livro que recupera mais uma história deliciosa do futebol carioca.

Onde comprar:

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo