A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

Rebaixamento 2013 - Salvar o Flamengo da Série B evitaria desastres financeiros dos envolvidos - Parte 1


Colaboração e ideia fundamental de Rogério Barbiere.

Quer entender o desastre financeiro que aconteceria se o Flamengo fosse rebaixado? Muito dinheiro investido no Flamengo seria motivo para a escalação irregular de Héverton. Nada disso pode ser escondido na Imprensa. Mas a mesma Imprensa que deveria investigar, fará todo o possível para evitar que vejam o Flamengo como principal interessado na irregular escalação de Héverton na última rodada de 2013, pois se assim fosse visto, todas as peças se encaixariam na trama do chamado LusaGate.

Não podendo esconder tais fatos, pois aconteceram antes mesmo de o campeonato de 2013 começar, ou antes que ele terminasse, a única chance que a FlaPress tem de não ligarem os fatos ao Flamengo é impedir que o time da beira da Lagoa seja visto como beneficiado no rebaixamento da Portuguesa. Para tanto, houve na época, por exemplo, a inversão do julgamento no STJD de Portuguesa e Flamengo. Como o Flamengo jogou Sábado e a Portuguesa jogou Domingo, o STJD deveria julgar primeiro o Flamengo e depois a Portuguesa. Não foi isso que ocorreu e ao punir a Portuguesa primeiro, insinuaram que o Fluminense foi o beneficiado, pois com o Flamengo ainda sem perder seus 4 pontos pela irregularidade, não estava na condição de rebaixado.

Se o Flamengo fosse devidamente julgado em primeiro, este perderia seus 4 pontos, ficando dentro da Zona do Rebaixamento, salvando contudo, o Fluminense. Ao se julgar a Portuguesa em seguida, o Fluminense já salvo pelo Flamengo, nada teria com a história, a ordem correta mostraria com clareza que, ao cair a Portuguesa para baixo do Flamengo na classificação, esta seria a salvadora do time da Gávea.

Outro exemplo de como fizeram para não verem o Flamengo como beneficiado direto, foi a Imprensa inverter a ordem das notícias. Primeiro noticiaram que a Portuguesa escalou Hévertom e uma hora e meia após, noticiaram o erro do Flamengo com André Santos. Cômico, até, pois as notícias dos erros de Portuguesa e Flamengo vieram da mesma fonte, no mesmo dia e horário:  O Site da CBF.

Não necessariamente em ordem de qualquer espécie, listamos os desastres financeiros que ligam o Flamengo e seus investidores, como interessados na escalação irregular de Héverton, já explicada pelo Promotor Senise, como ato deliberado e consciente, onde alguém da Portuguesa se beneficiou criminosamente da escalação.


Primeiro desastre
(Entre 120 e 170 milhões de reais)

A Globo garantiu, em 2015, transmissão quase sem parar dos jogos do Flamengo na TV aberta pelo Brasileirão. Das 10 primeiras partidas, 7 já estavam garantidas na TV. (70%) É quase uma transmissão ininterrupta. Como todos sabem, a TV, seja qual for, não transmite uma partida de futebol em um campeonato sem ter um patrocinador que já tenha pago para aparecer. Faz parte da estratégia da Rede Globo, vender o espaço para os jogos das maiores torcidas, mesmo elas sendo imbecilizadas como a do Flamengo.


Não ter o Flamengo na Série A em 2014 impediria a venda de espaço na TV para a Globo? Não, pois haveria sempre 20 clubes na primeira divisão, mas a oferta seria menor não tendo o Flamengo. Atrapalharia, já em 2014, as negociações para 2015, essas mostradas acima, no site IG. Não ter o Flamengo em uma competição é não vender bem, para a TV. O Aqipossa falou sobre isso em 15 de Dezembro de 2013 em “A farsa da virada de mesa é da Globo”, confiram!

A Globo paga ao Flamengo por ano, em torno de 120 milhões de reais e por contrato, se um clube é rebaixado, recebe integralmente o valor e apenas em caso de não retornar à série A no ano seguinte, seus valores são diminuídos. (Salvo contrato específico) A Globo então, com o rebaixamento do Flamengo em 2013, gastaria seus 120 milhões em 2014, não tendo como cobrar alto pelo espaço na TV que não teria o time rubro negro aparecendo. Em 2016, a promessa é aumentar de 120 para 170 milhões o valor pago ao clube preferido pelos bandidos e ladrões do Brasil.

Em 2014, o Flamengo teve a mesma presença que em 2015, (7 jogos nas 10 primeiras rodadas) e apareceu na TV aberta nas seguintes partidas: (Em vermelho, as partidas consecutivas)

(4 vezes seguidas)

2ª rodada - Corínthians 2x0 Flamengo - Domingo - 16h
3ª rodada - Flamengo 4x2 Palmeiras - Domingo - 16h
4ª rodada - FLuminense 2x0 Flamengo - Domingo - 16h
5ª rodada - Flamengo 0x2 São Paulo - Domingo - 16h

7ª rodada - Santos 0x0 Flamengo -  Domingo - 16h

(3 vezes seguidas)

9ª rodada - Cruzeiro 3x0 Flamengo - Domingo - 16h
10ª rodada - Flamengo 1x2 Atlético-PR - Quarta-feira 22h
11ª rodada - Internacional 4x0 Flamengo - Domingo - 16h

(5 vezes seguidas)

13ª rodada - Chapecoense 1x0 Flamengo - Domingo - 16h
14ª rodada - Flamengo 1x0 Sport - Domingo - 16h
15ª rodada - Coritiba 0x1 Flamengo - Domingo - 16h
16ª rodada - Flamengo 2x1 Atlético-MG - Quarta-feira - 22h
17ª rodada - Criciúma 0x2 Flamengo - Domingo - 16h

(10 vezes seguidas!)

20ª rodada - Goiás 1x0 Flamengo - Domingo - 16h
21ª rodada - Flamengo 1x0 Corínthians - Domingo - 16h
22ª rodada - Palmeiras 2x2 Flamengo - Quarta-feira - 22h
23ª rodada - Flamengo 1x1 Fluminense - Domingo - 16h
24ª rodada - São Paulo 2x2 Flamengo - Quarta-feira - 22h
25ª rodada - Bahia 2x1 Flamengo - Domingo - 16h
26ª rodada - Flamengo 0x1 Santos - Sábado - 16h20
27ª rodada - Figueirense 1x2 Flamengo - Quarta-feira - 22h
28ª rodada - Flamengo 3x0 Cruzeiro - Domingo - 16h
29ª rodada - Atlético-PR 2x1 Flamengo - Domingo - 16h

(4 vezes seguidas)

33ª rodada - Sport 2x2 Flamengo - Domingo - 17h
34ª rodada - Flamengo 3x2 Coritiba - Domingo - 17h
35ª rodada - Atlético-MG 4x0 Flamengo  - Quarta-feira - 22h
36ª rodada - Flamengo 1x1 Criciúma - Domingo - 17h

38ª rodada - Grêmio 1x1 Flamengo - Domingo - 17h

Foram 28 jogos em 38 possíveis. Proporção maior no final que no começo. (73,68%) São dados importantes para entender que muito dinheiro estava investido no Flamengo para 2014, direta e indiretamente pela Globo. O que fazer com tudo isso sem o Flamengo na TV?? Evitar o rebaixamento do Flamengo em 2013 interessava principalmente à Rede Globo, mas também a todos os investidores que já haviam fechado acordos com a emissora para o Brasileirão 2014, além de outras mídias esportivas de menor porte.

Segundo desastre
(Em torno de 66 milhões de reais)
Soma entre 186 e 266 milhões de Reais

Em Maio de 2013, a Caixa Econômica Federal fechou patrocínio de 25 milhões com o clube da beira da Lagoa.


O presidente do Flamengo, Bandeira de Melo disse ao anunciar a proposta, quando ainda ia ser analisada pelo conselho do clube:

Hoje de noite, vamos submeter um projeto de parceria com a Caixa ao Conselho Deliberativo do clube. Se aprovado, a Caixa passará a estampar sua marca na frente do Manto Sagrado. Isso vai representar um marco na história do Flamengo. É a consequência de um esforço coroado em abril, quando conseguimos todas as certidões negativas de débito.

Segundo informou o UOL na época, o clube ainda tentava elevar o patrocínio para R$ 30 milhões. “Quando o valor real vazou, no entanto, membros da diretoria e conselheiros se mostraram profundamente desagradados com o resultado da negociação.

Conforme informou o site, “a insatisfação por parte de conselheiros e dirigentes do Flamengo acontece pelo valor ser menor que os R$ 31 milhões pagos anualmente ao Corinthians. O entendimento é de que o Rubro-negro tem uma torcida maior e maior exposição na mídia e, por isso, mereceria um montante superior.

Segundo declaração de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, “Assim como a Caixa, o Flamengo está em todo o país e a parceria vai marcar época no futebol brasileiro. A nossa gestão, desde que assumiu, fez um esforço grande para limpar o nome do clube e trazer esse patrocínio para cá hoje. Já pagamos salários em dia e queremos que esse dinheiro que vai entrar nos ajude a manter as certidões negativas de débito.

Voltando ao UOL, o acordo com a Caixa só seria “possível graças a conquista das Certidões Negativas de Débito (CND) - representando equacionamento de parte das dívidas fiscais junto ao governo – por parte do Flamengo no último mês de março. Sem a posse do documento, o rubro-negro não poderia selar nenhum acordo com empresas estatais, já que teria as receitas bloqueadas por conta das dívidas com os poderes públicos.

E você já ouviu dizer que o Fluminense tem que pagar a Série B, não já? Sabe que o Flu não tem que pagar nada, não é? Não sabe?!!? Então descubra a verdade por trás da mentira da FlaPress:


Temos então, mediante essas informações, incluindo as oficiais do CRF, alguns pontos sérios, postos em negrito acima, que devem ser levados em consideração para entender porque seria um desastre o Flamengo ser rebaixado em 2013.

1 ...conseguimos todas as certidões negativas de débito.
2 ...maior exposição na mídia...
3 ...fez um esforço grande para limpar o nome do clube e trazer esse patrocínio para cá...
4 ...queremos que esse dinheiro que vai entrar nos ajude a manter as certidões negativas de débito.
5 ...Sem a posse do documento, o rubro-negro não poderia selar nenhum acordo com empresas estatais.

O clube conseguiu suas Certidões Negativas justamente para fechar o grande negócio com a Caixa Econômica Federal, mas passaria 2014 na Série B mantendo os pagamentos sem o retorno esperado devido à ausência na TV. A CEF sairia na verdade, como a grande prejudicada. Como o Ministério Público de São Paulo já informou que a escalação de Héverton da Portuguesa na última rodada de 2013 foi intencional e que alguém da Portuguesa se beneficiou disso, tendo sido o Flamengo, o time que escapou do rebaixamento com essa escalação irregular, podemos entender que o grande volume de dinheiro envolvido com Flamengo, Caixa Econômica e Rede Globo, pode ser o real motivo para todo o esquema de corrupção que houve na Portuguesa para que o Flamengo escapasse do rebaixamento.

Em 2015, a Caixa renovou o patrocínio.


Segundo o site da FlaPress, Globo Esporte, o Conselho Deliberativo do Flamengo aceitou a renovação do contrato com a Caixa por 16 milhões até o fim do ano. “O valor é inferior aos R$ 25 milhões dos anos anteriores, mas proporcional pelos oito meses.”

Seria possível isso com o time na Série B em 2014? É bom lembrar que desde a primeira negociação, o Flamengo tem por esse patrocínio, um total de 66 milhões em 3 anos. Com um rebaixamento, isso não seria possível. No próprio site do Globo Esporte há, de bandeja, os valores de outros patrocínios e investimentos no Flamengo que não seriam concretizados caso o time fosse rebaixado:


Perguntas necessárias:

Quanto desses valores o Flamengo perderia sendo rebaixado?
Há dúvidas que investir em patrocínio no Flamengo não traga lucro às empresas?
É indiferente o time da Gávea estar na Série A ou B?
Você ainda pensa que o Flamengo não está envolvido no esquema de corrupção da Portuguesa em 2013 que evitou justamente o seu rebaixamento à Série B do Brasileirão?

Terceiro desastre
(Entre 6 e 7 milhões de Reais)
Soma entre 192 e 273 milhões de Reais


Quando no final de 2012, o Flamengo anunciou seu acordo com a Adidas, a FlaPress ficou descontrolada e o Aqipossa analisou toda a mentirada que envolviam as notícias. Veja AQUI. De qualquer forma, o contrato entre o clube e a empresa foi assinado, mas haviam vários itens que tinham como base o desempenho do time. Aumentos de valores em caso de conquistas de títulos, desempenhos excelentes, bons, razoáveis e coisas assim. Mas também havia o fator “vexame”.

Segundo o próprio site da FlaPress, Globo Esporte, os vexames poderia acarretar, multa, redução de investimento e até a rescisão de contrato.

Quedas para a Série B e não classificações para a Copa Sul-Americana, por exemplo, acarretam multas que podem chegar a 50% dos pagamentos a serem feitos pela empresa. Já um rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro implica a rescisão do contrato


O rebaixamento em 2013 significaria que o Flamengo receberia por um ano inteiro, apenas a metade do valor que estava previsto. (De 13.750.000,00 passaria para 6.875.00,00) Também significaria que a Copa Sulamericana e Libertadores estariam risco de não ocorrer em 2015, com o time na segunda divisão em 2014. Com valores abaixo do esperado e gastos acima, uma vez que o time já havia se programado e contratado ainda em 2013, o desastre estaria batendo na porta da Gávea. Os investimentos para a Libertadores em 2014 não foram afetados, uma vez o time protegido pela Imprensa havia se classificado pela Copa do Brasil. Mas em 2015 seria uma incógnita. Mais alguns milhões perdidos.

Como fugir desses 3 desastres listados até agora pelo Aqipossa? LEMBRE-SE!! O rebaixamento do Flamengo não traria um desses desastres, mas TODOS! (veja estimativa do acumulado em negrito em cada subtítulo) Lembre-se também que alguém da Portuguesa foi subornado para escalar Gilberto ou Héverton, ambos em situação irregular, para sofrer a mesma punição que o Flamengo sofreria dias depois. Gilberto não aceitou jogar, (Veja AQUI) enquanto Héverton, esquecido da mídia até hoje, entrou campo e causou o rebaixamento da Portuguesa, que foi parar na Série B justamente onde o Flamengo estaria, não fosse o tal suborno à alguém da Portuguesa.

As peças se encaixam. Quanto mais se analisa a história e seus fatos, mais encontramos motivos para que o Flamengo seja considerado o maior interessado na escalação irregular, porém proposital, de Héverton.

Mas não para por aqui, não. Aguardem a segunda e última parte desta matéria em breve!

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo