A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 23 de dezembro de 2015
Postado por Aqipossa Informativo

Rebaixamento 2013 - A Globo mentiu! O caso LusaGate NÃO foi arquivado por falta de provas

Como todos sabem, a investigação sobre o que ocorreu na última rodada do campeonato brasileiro de 2013, ano em que o Flamengo foi rebaixado para a segunda divisão, mas salvo pela Portuguesa que foi punida pelo STJD e perdeu a mesma quantidade de pontos que o Flamengo, também punido pelo STJD, é um assunto grave e importante, investigado pelo Ministério Público de São Paulo há mais de dois anos.

Independente de quem seja o culpado, quem tenha sido o beneficiado, se vão punir os envolvidos, se está demorando ou sendo rápido, (?!!) o caso é a mais recente polêmica do Futebol no Brasil dos últimos anos. É talvez, um dos mais sérios em toda a história do Brasileirão.

Diante disso, o arquivamento do caso, seja porque motivo for, seria notícia importante em todas as mídias que falam de Futebol no Brasil. Mas apenas uma delas noticiou o caso. E não foi em sua página principal, nem muito menos na seção de Futebol, ou na seção de esportes. Foi um um blog.

A notícia que seria a mais importante, da mais importante polêmica do Futebol brasileiro dos últimos anos, foi dada dia 18 de Dezembro de 2015 às 18:51, sem mostrar a fonte, sem falar em nomes, e com contradição, por Martín Fernandez, blogueiro da Globo. A Globo, como todos sabem, teria motivos de sobra para que o Flamengo não fosse rebaixado, pois perderia milhões de reais em investimentos futuros, e também com os já fechados negócios de transmissão de imagem do queridinho rubro negro. Veja sobre isso AQUI. A Globo é, portanto, na visão de quem quer desvendar o caso, uma das envolvidas.

Vamos entender isso.


O Bastidores FC foi a origem da informação. Contrariando notícias anteriores, do próprio Promotor, por exemplo, os blogueiros dão conta que não há provas suficientes para manter aberta a investigação. Na matéria publicada por eles, falam que o “arquivamento se deu por falta de provas e de indícios suficientes para prorrogar o trabalho.”

Falta de indícios é risível. Provas, sabemos que quando existirem, fecha o caso com a punição dos culpados, obviamente. A notícia do Bastidores é confusa. Dizer que não há provas suficientes é dizer que há provas, mesmo que poucas. Os indícios devem sugerir que tipo de investigação deve ser feita, ou que caminho seguir, qual linha de raciocínio, e até mesmo, quem investigar. O Bastidores diz que não há indícios suficientes. Nem mesmo os flamenguistas acreditam nisso. Para eles, enganados pela própria mídia, existem indícios de que o Fluminense é o culpado, por exemplo. Para os demais brasileiros, os que raciocinam, os indícios levam a encontrar um beneficiado, pelo menos diretamente, que é o Flamengo. Indiretamente, temos investidores que perderiam centenas de milhões de reais, como já dissemos anteriormente, incluindo as Organizações Globo.


No UOL, afirma-se que “O Ministério Público do Estado de São Paulo tem fortes indícios de que houve suborno para que a Portuguesa escalasse o meia Héverton de maneira irregular” e que ainda seriam quebrados os sigilos bancários de envolvidos.

Se os sigilos bancários foram quebrados, devemos ter duas situações distintas: Levam ao crime LusaGate ou não levam. Não há informações sobre isso. Sem “ter provas”, como diz o Bastidores, concluísse que a quebra de sigilo não levou ao crime LusaGate, porém, no blog da Globo, informa contraditoriamente, que “os promotores do Gaeco recolherem incontáveis documentos e ouviram dezenas de testemunhas, mas nada do que apuraram foi suficiente para, por exemplo, pedir a quebra de sigilo bancário de algum suspeito.

Essa é a maior contradição do Bastidores. O sigilo bancário foi quebrado e foram encontrados valores que variam entre 4 milhões e 20 milhões de Reais.



Pelo site do Estadão, em Novembro de 2014, “A grosso modo, a Portuguesa vendeu sua vaga na elite do futebol brasileiro. O Ministério Público quer saber agora quem comprou. Essa é a principal conclusão do inquérito civil do MP de São Paulo que investiga irregularidades na escalação de Héverton e ainda está em andamento.

O Bastidores FC mente! A Globo mente!

Outra grande mentira do Bastidores quanto ao caso é quando diz “O primeiro a apurar alguma irregularidade foi o promotor de Defesa do Consumidor do MP-SP, Roberto Senise Lisboa. Ele não encontrou nenhuma prova e o caso foi passado ao Gaeco. Um ano de trabalho depois, o grupo que investiga crime organizado tampouco achou indícios fortes de crime.

Não é o que se lê no site do Estadão citado acima. O Bastidores FC mente! A Globo mente!

O outro site que passa a informação sobre o arquivamento do caso do rebaixamento de 2013 foi a ESPN. Mas a ESPN apenas repassa a informação fornecida pela Globo, como vemos abaixo:


A ESPN também informa que não há confirmação de que houve o arquivamento das investigações. O Bastidores FC mente! A Globo mente!

Outros meios jornalísticos publicaram a informação, mas apenas no dia seguinte, também sem citar as fontes ou nomes, repetindo apenas o que dizia o Bastidores ou copiando uns aos outros.

Experimente procurar no Google. Clique AQUI e veja o resultado.

Em toda o site da Globo, não há informações sobre o caso FlaLusaGate, chamados por eles de Caso Héverton. Em uma simples busca no site da Globo, apenas encontramos a do Bastidores FC. As outras 3 3 matérias não tratam do arquivamento, já que são matérias de 2014. Clique AQUI e veja o resultado de busca da Globo.com.


O Bastidores FC mente! A Globo mente!

Em que você vai acreditar? Na informação conveniente de um dos envolvidos?

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo