A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: quarta-feira, 27 de julho de 2016
Postado por Aqipossa Informativo

A casa do torcedor carioca: O Maracanã sem o Flamengo

Vasco, Fluminense e Botafogo são a solução para o Maracanã voltar a ser a casa do torcedor carioca, sem influência do Flamengo e da Globo.


Maracanã: A casa do torcedor carioca
Este é um guest post por Marcelo C, colaborador do Aqipossa

Olhando as estatísticas infladas de público do Flamengo, nota-se que se devem ao Maracanã e a este modelo de arena. Quando se analisa a média de público do time rubro negro, os bons números só vêm das arenas ou do Maracanã. (que é arena) Os jogos do Flamengo no Rio que não aconteçam no Maracanã são um verdadeiro fiasco de público.

O mesmo acontece com Vasco, Botafogo e Fluminense. Parece muito claro que, para o torcedor carioca, o Maracanã é um diferencial, e nesse modelo de arena que atrai as famílias, é muito melhor.

É injusta a crítica à torcida do Botafogo quando falam da média de público do clube no Engenhão. O Engenhão tem deixado a desejar em público, para todos os clubes do Rio, não apenas para o Botafogo. Se o jogo não for uma decisão, não vai lotar o estádio. Sem um atrativo para o jogo, até um estádio pequeno fica com público abaixo do esperado. Mas ao compararem as médias de público entre o Engenhão e o Maracanã, ninguém lembra da excelente localização do Maracanã, seu modelo de arena, e sua mística, que por si só, já atrai o torcedor, fortalecendo ainda mais a ideia “casa do torcedor Carioca”.

Tendo base nesta avaliação, uma solução para que os dois maiores estádios do Rio de Janeiro não virem dois elefantes brancos, como acontece atualmente, seria o trio Botafogo, Fluminense e Vasco administrarem o Maracanã, deixando o Engenhão para o Flamengo. Os três clubes deveriam se unir para dividir a administração do Maracanã. O Fluminense não pode aceitar a condição de lacaio do Flamengo e vai ser melhor para o Botafogo devolver o Engenhão e jogar para mais público no Maracanã.

Veja aqui que o Flamengo não tem vantagem alguma quando o jogo é de uma torcida só.

Resolvendo o lado da torcida no Maracanã


Desde a última grande modificação no estádio, para a Copa do Mundo de 2014, a questão do lado da torcida no Maracanã tem sido um problema para alguns torcedores, mas é facilmente resolvida. Quem for mandante escolhe o lado. E mais: Nada de zona mista. É 90/10. Nada melhor do que fazer a proporção 90% mandante e 10% visitante. O que não pode é, por exemplo, o Botafogo ser mandante contra o Flamengo e ter mais flamenguistas no estádio. Se o mandante é o Vasco, contra o Fluminense, que tenha apenas 10% de tricolores. A inversão ocorre no turno seguinte. Salvo em casos de eliminatórias com jogo único, que neste caso, o bom senso é 50/50. Se num ano só se enfrentarem uma vez, porque um dos dois fora eliminado, então a próxima inversão se dá no ano seguinte daquela competição e isso torna justo.

Seja qual for o time adversário, com o Flamengo tendo apenas 10% dos ingressos, o time mandante tem de fato a vantagem do seu mando de campo. Os flamenguistas ficam atônitos, acuados, autoestima no chão. Eles não estão acostumados a serem minoria em jogos no Rio. O mandante se sentirá um gigante, com autoestima elevada.

O Maracanã precisa ser tirado do Flamengo


As torcidas do Botafogo, Fluminense e Vasco têm muito mais identificação com o Maracanã do que com o Engenhão, enquanto, por outro lado, o Engenhão funciona melhor com a torcida do Flamengo. Esta pode ser a solução mais barata e mais adequada. Está muito claro que com o favorecimento da Globo e suas cotas de TV, além do poder público enfiando dinheiro estatal no Flamengo, em breve conseguirão algum benefício do Estado e terão seu estádio, seja na Gávea, seja o Maracanã ou em qualquer outro lugar.

É apenas uma questão de tempo. Sendo assim, já que o Flamengo ganhará um estádio, que seja o Engenhão e todos os seus problemas de acesso e público, que para muitos, é balela da Imprensa. Afinal, não é justo crucificar a torcida do Botafogo por não lotar o Engenhão, sendo que nenhum Carioca consegue lotá-lo em jogos não decisivos. O Flamengo também não lotará, mas a FlaPress vai agir novamente e dará toda as explicações para isso, as mesmas que poderia dar quanto ao mesmo fato em relação ao Botafogo. É bem provável que a Globo passe a fazer pressão para que as finais do Carioca, caso o Flamengo esteja na Final, seja em jogos no Maracanã e no Engenhão, ao contrário do que acontecia anteriormente, onde as finais sempre são jogadas no Maracanã, impedindo assim, o Botafogo de ser campeão em seu próprio estádio.

Que os botafoguenses voltem ao seu legítimo palco, a casa onde o maior craque carioca de todos os tempos, Garrincha, brindou a todo carioca com seus dribles. Assim, unido a Fluminense e Vasco, o Maracanã será a casa do torcedor Carioca. Definitivamente.

Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo