A saúde do Futebol depende dele se libertar da Rede Globo! O Futebol NÃO é vermelho e preto! A FlaPress existe! Sem ter quem
    acredite nela, a mentira não anda. Combata a FlaPress repassando a verdade que você já sabe para amigos NÃO flamenguistas.
Data da publicação: sexta-feira, 19 de maio de 2017
Postado por Aqipossa Informativo

Esquema com a FFERJ colocou o Flamengo com mais títulos que os rivais.

Vasco, Botafogo e Fluminense são prejudicados por esquema desde 1998. Tetracampeonato do Flamengo e total de títulos eram as metas.


Não é o Flamengo ter sido campeão carioca em 2017 que incomoda os demais torcedores, mas sim, da forma como isso aconteceu. Não pensem que apenas os tricolores estão tristes, enraivecidos ou putos da vida, pra falar de maneira mais clara. Somos todos nós, vascaínos, botafoguenses e tricolores. Existem apenas duas coisas certas no Futebol aqui no Brasil: Ou um time já foi prejudicado para favorecerem o Flamengo, ou ainda será. Não se precisa ir muito atrás no tempo, não. Basta lembrar de Capitão Leo, ex-conselheiro do Flamengo, e suas declarações no Facebook em 2014:

Antes da nossa presença na FERJ, quem mandava lá era o coirmão CRVG e quem tinha mais títulos era o FFC. Depois de Dez anos na casa, nós colocamos o Flamengo com mais títulos no rio e com voz ativa na Federação.


Capitão Leo deixa claro que o Flamengo está em casa na FFERJ: “Depois de Dez anos na casa…” “Nós colocamos”.

Com a declaração de 2014, temos uma conta simples, que é difícil apenas para flamenguistas: 2014 - 10 = 2004. Em vista disso, podemos ver o que houve de 2004 em diante nos títulos estaduais do Rio de Janeiro.

Estamos em 2017 e desde 2004 foram 14 campeonatos disputados. No período anterior equivalente, 1990 à 2003, outros 14 campeonatos. Entre 1990 e 2003, os títulos foram divididos entre Vasco e Flamengo, cada um com 5 campeonatos conquistados. Ambos tiveram um tri. Fluminense e Botafogo ficaram com 2 títulos cada um. Este período teve a seguinte relação de títulos entre os 4 times do Rio de Janeiro:

35,71% - Flamengo
35,71% - Vasco
14,29% - Botafogo
14,29% - Fluminense

Até 1989, um ano antes de nossos parâmetros, o líder em total de títulos era o Fluminense com 27. O vice nesta lista era o Flamengo, com 22, cinco a menos que o Fluminense. Vasco e Botafogo não chegavam aos 20 cada um.

O período seguinte ao mencionado por Capitão Leo, teve valores bem diferentes. O Vasco caiu drasticamente e os vascaínos sabem muito bem cada juiz que os prejudicaram nesses últimos anos. O Botafogo teve um título a mais e também cada torcedor alvinegro sabe o quanto foi prejudicado no triênio 2007-2009. O Fluminense, então líder na contagem geral de títulos, quase estagnou ganhando apenas mais 2 títulos. No total, o Flamengo foi campeão com a ajuda da arbitragem nos anos de 2007, 2008, 2009, 2014 e 2017, (Falando apenas em semifinais e finais) o que ajudou a somar 7 campeonatos a mais em sua história. O Botafogo teve 3 títulos, que poderiam ter sido 6. O Vasco apenas 2 e o Fluminense também conquistou outros 2.

Este período (2004 à 2017) teve a seguinte relação de títulos entre os 4 times do Rio de Janeiro:

50,00%  - Flamengo
21,43% - Botafogo
14,29% - Vasco
14,29% - Fluminense

Com isso, o esquema entre Flamengo e FFERJ permitiu, travando os rivais no Rio de Janeiro, que o Flamengo ultrapassasse o Fluminense na contagem de títulos. O Rubro negro completou em 2017, 34 campeonatos. O Fluminense parou nos 31, o Vasco chegou à 24 e o Botafogo finalmente alcançou 20 títulos estaduais.

A variação entre os dois períodos, baseado nas declarações de Capitão Leo, ou seja, antes e depois do Flamengo ter voz ativa na FFERJ, foi um aumento de 14,29% para o Flamengo, o dobro do segundo time com mais variação positiva, o Botafogo. O alvinegro aumentou ridículos 7,14%. O Vasco teve impressionante queda de 21,43%, uma variação bem maior que a do Flamengo, só que para baixo. O Fluminense? Bem, já vamos falar do Fluminense.

Ameaça vascaína mostra que esquema é mais antigo


Quando Capitão Leo diz que “depois de 10 anos na casa” eles colocaram o Flamengo com mais títulos no Rio, devemos refazer as contas para analisar outro ponto de vista. Se antes nossa base era 2004, porque a declaração dele foi em 2014, tomemos agora, então, o ano em que o Flamengo passou a frente do Fluminense: 2009. Nossa análise deve partir de 10 anos antes, ou seja, 1999.

Para se ter uma idéia, comparando dois períodos idênticos de 20 campeonatos disputados, de 1979 até 1997 (a FFERJ conta 1979 duas vezes) o Flamengo teve 6 títulos e o Vasco mais 6. O Fluminense teve 5 campeonatos e o Botafogo fazia justamente em 1997, 3 títulos. Podemos notar que, tirando o Botafogo, houve uma quase igualdade entre os outros 3 times, Flamengo, Vasco e Fluminense.

Um ano antes do momento em que Capitão Leo diz que FFERJ e Flamengo se “entenderam”, de 1998 até 2017, (mais 20 títulos disputados) estes números mudaram de forma impressionante, com o Flamengo sendo o único time a aumentar suas conquistas, enquanto os demais ou fizeram a mesma quantidade ou fizeram menos. (Em parênteses, os títulos entre 79 e 97)

10 títulos - Flamengo (6)
04 títulos - Vasco (6)
03 títulos - Botafogo (3)
03 títulos - Fluminense (5)

O Flamengo até 1991 tinha 23 títulos e o Fluminense 27. Um Tetracampeonato, (91-92-93-94) algo inédito para o Flamengo, faria o rubro negro encostar no Fluminense, o maior vencedor de títulos no Rio de Janeiro até então. Mas quando o Vasco foi tricampeão estadual em 92/93/94, a meta flamenguista se viu ameaçada e o sonho evaporou. O Vasco se aproximou do Flamengo (20 a 23) e o medo de em poucos anos o Vasco ultrapassar o Flamengo, ligou o alerta na Gávea e na FlaPress. No ano seguinte, o Fluminense abriu mais a vantagem, indo para 28 campeonatos conquistados. Mas o Vasco não estava morto. Nos anos 90 e no início do novo milênio, o Vasco era simplesmente o melhor time do Rio de Janeiro sem dúvidas, e provavelmente também do Brasil, vencendo até uma Libertadores da América. De 1990 à 2004, foram 15 campeonatos cariocas disputados e o Vasco esteve entre os 2 melhores do Rio em 12 ocasiões. Portanto, não se trata de uma ilusão achar que o Vasco passaria o Flamengo no número de títulos.

Até que em 1999, chegou o Flamengo “com voz ativa” na FFERJ, como disse Leonardo Ribeiro, o Capitão Leo. Em 1998, não houve final de campeonato. O Vasco venceu os dois turnos e foi campeão. Isso nunca mais aconteceu, até 2010, quando o Botafogo fez a mesma façanha. O esquema de finais começou em 1999. E por coincidência, os títulos do Flamengo também.

No esquema, o Fluminense não podia ganhar títulos


Parar o Vasco foi fácil. Quando o Flamengo se fortaleceu na FFERJ, carregou a Globo junto com ele para dentro da Federação. A Rede Globo já tinha os direitos de transmissão do Campeonato Carioca pelo SporTV e GloboSat, transmitiria também pela TV aberta. O presidente vascaíno era Eurico Miranda, caçado e quase apedrejado pela Globo. Tamanha perseguição levou o Vasco a fazer propaganda do SBT em sua camisa na final do Brasileirão em 2000, transmitida pela Globo. Eurico se vingava. Resultado: 14 anos passados, e o Vasco venceu apenas 1 campeonato estadual, em 2003.

Restava bloquear o Fluminense. E isso já era meio caminho andado. Em grave crise devido ao rebaixamento à Série C no final dos anos 90, teve início o maior ataque da Imprensa ao tricolor, que dura até hoje, sem fundamento. O famoso “Pague a Série B”. O Fluminense não era dos adversários mais fortes nos anos mais difíceis de sua história no estadual. No geral, de 96 à 99, foram 3 rebaixamentos no campeonato brasileiro, indo parar na Série C. No Estadual, nenhum título nesse período. É estranho, e levanta suspeitas, o fato de o Fluminense ter ganho apenas dois títulos (2002 e 2005) enquanto o Flamengo tentava com a ajuda de seus esquemas extracampo, ultrapassar o Tricolor. Na arrancada para um inédito Tetracampeonato, o Vasco foi o mesmo vice em todos os 3 anos. (1999-2000-2001) Com mais um título, o do Tetra, o Flamengo finalmente empataria com o Fluminense em títulos. (28 a 28).

O Tetracampeonato não veio e a diferença ainda aumentou. O ano de 2002 foi confuso no Rio de Janeiro. O campeonato teve regras “estranhas”. Com os 4 times mais importantes do Rio (os 3 grandes e mais o Flamengo) não abrindo mão de jogar o Torneio Rio-São Paulo, a FFERJ permitiu que os 4 jogassem com os times reservas. O regulamento os salvariam, pois Fluminense, Vasco, Botafogo e Flamengo, se juntariam aos quatro melhores colocados no geral, soma da Taça Guanabara e da Taça Rio. A importância deste torneio foi tão fraca que o próprio Flamengo foi o lanterna da Taça Guanabara, com apenas uma vitória em 11 jogos. Foram 6 derrotas... Ambas as taças foram vencidas pelo Americano. A Taça Guanabara de forma invicta. No geral, o Americano teve 17 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, em 22 jogos. A terceira fase não foi diferente para os 4 mais importantes. Botafogo, Flamengo e Vasco foram eliminados e o Fluminense enfrentaria o Bangu, na semifinal, e faria a final com o Americano. O Friburguense foi o outro semifinalista. Não é difícil de imaginar que em 2002 o esquema FFERJ e Flamengo não estava indo bem, por isso, o Tetra do Flamengo não aconteceu e justamente seu adversário direto se tornou o campeão se mantendo como o maior vencedor. (29 a 27) Nova arrancada para novo Tetracampeonato viria poucos anos depois.


Flamengo queria Tetracampeonato e liderança de títulos


Conforme pudemos entender, desde 1999 que o esquema FFERJ e Flamengo estava ativo e quase completara sua intenção mais sórdida, transformar o Flamengo no maior vencedor do Rio de Janeiro. Em 2004 o Flamengo encostou novamente no Fluminense, com 28 títulos, um a menos que o Fluminense. Se na primeira tentativa em 2002, o ano não foi dos melhores para o esquema, o outro título do Fluminense, em 2005, também ocorreu em um ano fraco para o Flamengo: Penúltimo colocado na Taça Guanabara. Pela Taça Rio, foi eliminado pelo próprio Fluminense, que mostrava estar mais forte que no final dos anos 90. A goleada de 4x1 no Flamengo, selou as esperanças do rubro negro de empatar e ultrapassar de vez o Fluminense no total de títulos. O Tricolor enfrentou o Volta Redonda na Final do Carioca e venceu o campeonato, chegando aos 30 títulos e ficando novamente na frente do rival da Gávea com dois títulos de diferença. (30 a 28)

A semelhança entre a primeira e a terceira tentativas de ultrapassar o Fluminense na contagem geral é suspeita e até mais gritante. Foi também a segunda tentativa de conquistar o inédito Tetracampeonato para o Flamengo. A vítima da vez foi o Botafogo, sendo o alvinegro vice campeão nos 3 anos seguidos, de 2007 à 2009, como o Vasco de 1999 à 2001. O esquema queria matar dois coelhos com uma cajadada só, ou concretizar seu sonho com um juiz só: Marcelo de Lima Henrique. Este cidadão bloqueou o Fluminense nesses anos, garantindo que o Flamengo não fosse atrapalhado novamente, afinal, um título tricolor significava mais um título a ser tirado na diferença e mais um ano tentando.

Mas em 2009 finalmente concluíram metade da sujeira. Passaram o Fluminense. (31 à 30) O prejuízo maior no entanto foi do Botafogo, que já havia sido campeão em 2006. Como o Tri do Flamengo foi visivelmente armado extra-campo, em 2010 todos estavam de olho na arbitragem. De forma limpa, no entanto, o Botafogo botou o Flamengo literalmente de bunda no chão, com o gol do título de Loco Abreu, na cavadinha do pênalti, que anos antes nem teria sido marcado. O Botafogo encerrou o sonho flamenguista do Tetracampeonato. Juntando as finais seguidas que disputou, as que venceu e as que foi prejudicado pela arbitragem, o Botafogo teria conquista algo inédito, não só para ele, mas para o próprio campeonato carioca: O Pentacampeonato de 2006 à 2010. Isso por si, só, significaria 3 títulos a menos pro Flamengo e 3 a mais para o Botafogo.

Flamengo roubou Vasco e Botafogo para chegar no Fluminense


Os títulos de 2014 sobre o Vasco, e o recente de 2017 sobre o Fluminense, comprovam que não há a menor condição de se acreditar no Futebol do Rio de Janeiro. Erros gritantes de 2014 e a evidente irregularidade no título sobre o Fluminense com comemoração do juiz e tudo na hora do gol, fazem do Futebol no Rio de Janeiro uma piada. A vantagem do Flamengo sobre o Fluminense é claramente devido à arbitragens. Tantos prejuízos só foram analisados em relação aos prejudicados diretos. Tanto Vasco como Botafogo foram ridicularizados pela Imprensa para desviar o foco óbvio dos erros grosseiros e gritantes que facilitaram o Flamengo chegar onde chegou. O Botafogo ficou com o “chororô” e o Vasco como “vice de novo”. Mas a meta era outra e a tática foi não chamar a atenção. O prejuízo ao histórico do Fluminense teve início em 1999, com o acerto da FFERJ com o Flamengo e nesse tempo, o Fluminense só foi adversário direto do Flamengo em 2017. A aproximação sorrateira foi sem ser notada. Enquanto todos viram os erros que prejudicaram o Vasco, só pensaram no Vasco. Enquanto o Botafogo era prejudicado, só notavam o Botafogo. Armação perfeita para tirar a vantagem tricolor que era prejudicado, não em finais contra o Flamengo, mas ao longo da tabela, com jogo que o impediam de chegar às semifinais e finais.

Enquanto o Flamengo ganha, quem perde é o Futebol.




Postada por Aqipossa Informativo. Você pode receber as próximas postagens do Aqipossa assinando gratuitamente nossa NEWSLETTER.

Divulgue esse artigo